quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CORINTO


         Corinto fica situada a algumas milhas de Atenas. Enquanto andamos pelas ruínas da cidade, uma rua de pedras e colunas desmoronadas, revivemos um pouco da história grega, seus aspectos pitorescos, inclusive a famosa greve das prostitutas. Corinto foi lugar de perdição, onde as jovens sacerdotisas eram usadas como escravas, a serviço dos sacerdotes pagãos. “Um dia, percorrendo em procissão a cidade, negaram-se a receber clientes, até que suas reivindicações fossem atendidas”. Este fato é conhecido como a greve mais antiga da História. Ao povo de Corinto, São Paulo trouxe o Evangelho de Cristo, e a cidade do pecado levantou-se para ouvir o apóstolo.  No centro de uma muralha, em meio às ruínas da cidade, o símbolo de Cristo foi impresso na pedra.
 Podemos ver a colina e o que restou da antiga civilização. Corinto parou no passado. O mato cresce e se enrosca às colunas, e turistas curiosos se detém nas inscrições. Depois de uma época de glórias, a cidade, outrora freqüentada por intelectuais e artistas, reduziu-se a um amontoado de pedras. A dominação turca destruiu parte das obras de arte gregas, e a maioria das esculturas que resistiram à violência pertence hoje ao Museu Britânico.
  A lembrança de Sócrates e Platão projeta-se nas pedras de Corinto. Sócrates, desprezando os deuses, induzia os jovens a agirem de acordo com a própria consciência. Considerado líder subversivo, foi levado a ingerir cicuta e morreu. Mas, sobre suas idéias, que não puderam ser ouvidas na época, foram construídos sistemas que até hoje encontram ressonância no comportamento da juventude de nossos dias. Em filosofia e arte, os gregos abriram caminhos novos que marcam o mundo ocidental.

         As teorias de Platão, no que se refere à arte, até hoje são os fundamentos do construtivismo. Platão situava a beleza ideal na forma pura, livre do prurido do desejo. Suas idéias coincidem com todas as correntes artísticas onde a razão se antepõe à emoção :clássico e neoclássico, cubismo e construtivismo, concretismo e arte cinética. A procura da forma ideal, destituída de qualquer ligação com as emoções, crenças ou afetividades do homem, são direções indicadas pelo pensamento platônico: o uso da régua e do esquadro, a escolha das formas geométricas simples, o computador que densensibiliza o traço, são características atuais de idéias platônicas.
 A linha do pensamento grego atravessa tempo e espaço e se projeta nos quadros de Mondrian, nas esculturas construtivistas de Max Bill, na arte cinética de Vasalery. Se em Istambul pudemos testemunhar o confronto geográfico de dois continentes, agora, em Atenas, nas ruínas de Corinto, relembrando os grandes intelectuais gregos, refletimos sobre as direções que o mundo tomou, dirigido por pensamentos opostos.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG, "MINHA VIDA DE ARTISTA", CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário