sexta-feira, 29 de junho de 2012

ADYAR, UM CENTRO DE ESTUDOS EM CHENNAI



Localizada na costa oriental da Índia, Chennai é a principal cidade do Estado de Tamil Nadu.
No final do século passado, Helena Blavatsky estabeleceu a sede da Sociedade Teosófica na cidade de Chennai, às margens do rio Adyar. A Teosofia pretende restabelecer a importância da sabedoria antiga e na Sociedade Teosófica incentiva-se o estudo da ciência, filosofia e das religiões comparadas. Nos jardins do belíssimo condomínio dos teosofistas existem templos e celebrações variadas das diversas religiões do mundo.
 Krishnamurti cresceu e foi criado na Sociedade Teosófica e Rukmini Devi, fundadora da famosa Escola de Belas Artes Kalakshetra, ali residiu por toda a sua vida
 Muitas vezes, depois de atravessar a Índia em longas e cansativas viagens, ali parei para descansar. Freqüentava palestras e atendia aos cursos.
O meu trabalho de síntese e estudos comparativos exigia um contato com a antiga sabedoria do mundo e as programações da Sociedade Teosófica eram necessárias para um aprendizado teórico da Filosofia Perene.
 Em 1989, assisti às palestras sobre ecosofia ou filosofia da ecologia administradas pelo professor Henryk Skolimowski, então radicado nos EUA. Falando sobre ecologia como um dos fundamentos da paz no mundo, o professor Henryk abordou de maneira clara e profunda a herança ecológica que o ser humano recebeu ao longo dos séculos e analisou a responsabilidade do homem em relação ao meio ambiente. "Os valores ecológicos despontam neste momento da história da humanidade, com a conscientização que a vida não pode ser compreendida somente através de nossa herança biológica". O professor Henryk Skolimowski dissertou sobre a necessidade de preservar a qualidade de vida do planeta, compreendendo a interdependência de todas as coisas. Seria necessária uma atitude de reverência para com a vida em geral.
  “Um dos mais importantes valores ecológicos é a Responsabilidade. A responsabilidade para com o meio ambiente, para com o planeta, os seres vivos e o cosmos. Esta forma de responsabilidade constitui um dos fundamentos da Paz.”
 Aprofundando um pouco mais o espaço ético desses valores, iremos encontrar a Compaixão para com os nossos semelhantes. Num universo interligado no qual a reverência pela vida é a principal força, a Compaixão seria o veículo através do qual ela se expressaria. A Frugalidade foi também enfatizada como um dos valores ecológicos e, a exemplo da natureza, o professor nos aconselhava a viver simplesmente com o necessário. “O mais rico não é aquele que possui muitas coisas, mas quem necessita de poucas coisas para sobreviver.” A Solidariedade também foi considerada importante, porque ela é uma expressão da Unidade de todas as criaturas. “Todos estes valores estão interligados e se ajudam mutuamente num processo de simbiose. Se fizermos um estudo comparativo dos valores ecológicos com os valores científicos e religiosos podemos fazer o seguinte paralelo: Os valores religiosos são centrados em Deus, regulam o relacionamento do homem com o criador e com os outros seres vivos. Os valores científicos e tecnológicos são centrados no objeto e despertam o controle, a manipulação e o poder sobre ele. Já os valores ecológicos são centrados no universo e na vida. Eles nos ligam a todas as formas de vida e nos dão responsabilidade para com todos. O respeito e o amor para com a vida, outras culturas e outros povos é a única forma do estabelecimento da Paz na terra.”
*Fotos da internet
VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG, “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário