segunda-feira, 22 de julho de 2013

DUAS CASAS, DOIS ESCULTORES

Quando a família se mudou para o castelinho, papai alugou a casa de baixo onde eu nasci, para a sogra de um jovem escultor. Enquanto ela usava a máquina de costura na parte de cima da casa, o escultor modelava a argila em seu atelier situado no porão. Da minha janela eu podia ver os moldes de uma escultura figurativa saindo das mãos de um grande artista – o jovem escultor era Franz Weissmann, que mais tarde se tornou um dos maiores nomes da escultura brasileira. Naquela época, década de 40, ele ainda não era famoso, mas sua presença ali na casa onde eu sempre vivera, me mostrava um caminho novo para a arte – o caminho do tridimensional. Nunca fui aluna de Weissmann, mas por uma coincidência , ele foi inquilino de meu pai e meu vizinho.

Franz Weissmann foi professor da Escola Guignard e deixou inúmeros seguidores. Depois foi morar no Rio, andava a pé no calçadão, fez parte de movimentos concretistas, ganhou prêmio de viagem e chegou a conhecer a Índia.
Minha viagens à Índia eram o ponto de referência para nossas conversas. Ninguém consegue esquecer uma viagem à Índia, me dizia ele.

Lembrava-me de Varanasi e do impacto que o forno crematório lhe causou.
Weissmann, com suas esculturas, atravessou as fronteiras do Brasil.

Nas minhas memórias da casa de papai o Franz deixou sua vibração de um escultor que nunca será esquecido.

Seguindo os passos da escultura em Minas, lembro-me de outro artista, Amílcar de Castro, que também morou numa casa onde eu freqüentava quando era criança. A casa do meu avô na confluência da rua Cláudio Manoel com Piauí.
A casa foi vendida quando meu avô se transferiu para o Rio na década de 20. Lembro-me daquela construção antiga, com paisagem pintada na varanda, um jardim construído geometricamente. Ali, naquela casa de corredores compridos, quartos estreitos à moda antiga, foi criado o meu colega e amigo Amílcar.

Ele morou naquela casa e ali conheceu Dorcília, que morava em frente e que mais tarde se tornou sua esposa. O pai de Amílcar era Juiz de Direito no interior de Minas e Amílcar também estudou e se formou em direito. Conheci-o na Escola de Belas Artes na década de 40, quando Guignard dava aulas no parque. Naquela época, Amílcar já demonstrava inclinação para o desenho e a escultura. Aprendemos com Guignard a usar a linha contínua, como forma de busca do essencial no desenho, sem enfeites. Escolhi como base o desenho de linha contínua, que me permitia eliminar o supérfluo. As lições do mestre Guignard eram uma bússola no campo da simplificação da forma. A busca da Essência era necessária na arte e na vida.
Na arte era o caminho para o concretismo. Dentro do concretismo, Amilcar pesquisou o tridimensional, participou do movimento concretista no Rio de Janeiro, foi paginador do Jornal do Brasil, ganhou o prêmio Guggenheim, morou 3 anos nos Estados Unidos. Encontrei-o em 1973 na Escola de Belas Artes Guignard, onde era professor de expressão tridimensional, tendo marcado sua presença como professor e continuador da obra de Guignard.
O incentivo dado aos seus alunos, ele,generosamente o distribuía também aos colegas. Transcrevo as palavras de Amílcar, que me ajudaram a prosseguir no meu caminho de cores, antes de iniciar o tridimensional.
“O desenho é fundamento, uma maneira de pensar. E pensar, em arte, é desenhar, porque sem desenho não há nada. Existem outros escultores que fazem esculturas sem desenhar. Eu não sei fazer nada sem desenhar.”

As minhas esculturas, realizadas a partir de 2004, aconteceram após a morte de Amílcar. Porém elas já estavam contidas no desenho, geométrico, realizado na década de 50.

Transcrevo aqui a dedicatória que Amílcar escreveu por ocasião do lançamento do seu livro “Circuito Atelier” (Editora C/ARTE, BH, MG)

“À minha queridíssima Maria Helena Andrés, pintora magnífica, com um abraço do eterno admirador,
Amílcar de Castro
30/10/99”

*Fotos da internet

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