domingo, 13 de abril de 2014

SAUDADES DO BRASIL

Coloquei o retratinho de meus filhos na moldura de espelho. Um grupinho lindo, tirado pouco antes de sair. O que estarão fazendo agora?
Estamos exatamente com oito graus abaixo de zero! Para sair tenho de calçar botas, meias de lã, calças compridas e por debaixo ainda, bermudas. Lá no Brasil, tão longe, minha familía veste roupas leves e se queixa do calor. Como tudo é diferente no mundo! A mudança é radical - O clima, a língua, os alimentos, os costumes.
Estou profundamente ligada a meu povo, minha família, meu marido e filhos. Cada dia que passa, sinto mais presente esta realidade. A distância, os cenários diferentes, as solicitações diversas, as amizades passageiras, não conseguem apagar o que realmente nos dá estabilidade na vida. Não consigo compreender como certas pessoas podem viver sem esta estabilidade, sem este amparo espiritual. Espalho desenhos pelo chão, em cima da mala, na cama. As vezes avanço para o ladrilho do banheiro.
Serve também de prancheta, quando se torna necessário uma superfície dura e lisa. E vou deixando brotar o que ficou guardado dentro do meu subconsciente. Todas as impressões de viagem ali estão, talvez com mais sinceridade do que expressão exterior, reescrita no papel, por palavras. A palavra é limitada, descrevendo até certo ponto o que sentimos. A arte nos envolve toda, nos transporta ao mundo desconhecido do inconsciente.
Tenho necessidade de desenhar agora. Uma necessidade maior do que de comer.

Ontem as empregadas do hotel chamaram-me para assistir ao desfile do ‘Inauguration day”por uma janela. Via-se tudo perfeitamente. Desfilaram o exército, a marinha, os foguetes lunares, os tanques de guerra. Depois, símbolos representativos da vida Norte Americana, da antiga colônia aos tempos modernos. Carros coloridos, espalhafatosos, uma infinidade de alegorias. Por fim os índios em massa, sacudindo os cocares e mantas coloridas. Alguns montavam búfalos, (de longe parece um enorme boi felpudo e bem tratado). Passei horas apreciando o desfile. Tive muitas saudades dos meninos. Muito mais do que eu, eles apreciariam este “Inauguration Day”.

*Fotos de arquivo

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário