terça-feira, 6 de janeiro de 2015

DIÁLOGO ENTRE RELIGIÕES

Em Bangalore, na minha segunda viagem à Índia, em 1978, saí pelas ruas cedo, procurando investigar a redondeza. Estamos perto da zona comercial da cidade, ou seja, o mercado popular. Nas ruas, buzinando, quase atropelando a gente,os mesmos carrinhos de Delhi, bicicletas,ônibus de 2 andares. Andei a pé parando de vez em quando para observar. Daqui se enxerga a torre de uma igreja católica, tipo gótico. No percurso até lá existem ao longo da rua dois pequenos templos em honra à mãe Kali, a destruidora. Kali traz o sofrimento e às vezes a morte, para destruir no homem sua natureza inferior. Parei no primeiro templo para observar por fora, como visitante. Há grande semelhança com o nosso barroco e, principalmente  com as figuras do Aleijadinho. As mesmas formas agressivas, pequenos deuses de olhos arregalados, cercados de flores, frutas e bichos, tudo esculpido e pintado como nossas conhecidas esculturas de Ouro Preto, Congonhas, São João Del Rey.
Homens descalços na porta nos convidam a entrar no templo, onde um imagem negra é reverenciada. Lembra Nossa Senhora Aparecida, cercada de velas e flores. Gentilmente, com um sorriso, os homens descalços oferecem  cinza e uma tinta vermelha para serem colocadas na testa dos visitantes. Há um sentido místico e mágico em tudo isto, e para quem vem de fora, chega a lembrar a influência da cultura negra no mundo ocidental. Caminhei até a igreja católica, sem nenhuma diferença das nossas, uma igreja de Lourdes mais pobre. Hoje é véspera do Natal, há gente enfeitando de luzes toda a nave da igreja e filas enormes nos confessionários. De um lado os homens, do outro as mulheres, como nas igrejas do interior de Minas. As indianas vestidas de sáris coloridos enfileiram-se para contar os pecados. Homens e mulheres separados. Notei a mesma discriminação naquele templo de Birla Mandir.  De um lado, sentadas na grama, as mulheres com seus filhos pequenos.  Do outro, os homens vestidos de preto, comiam frutas, discutiam, conversavam. Disseram-me depois que costumam fazer suas comemorações nos jardins dos templos, entre elefantes fantásticos e deuses variados.
Na igreja católica os mesmos santos ocidentais, as mesmas imagens coloridas do comércio de santos, terços, bentinhos, velas, santinhos. A necessidade de imagens, velas, símbolos é a mesma em diferentes povos e religiões. Nunca vi tantas igrejas variadas no mesmo quarteirão. Em pleno centro comercial, plantada entre lojas de sedas e sáris, existe uma mesquita muçulmana. Perguntei se podia entrar e fiquei olhando de longe. Os muçulmanos lavam os pés antes de entrarem no templo. Aliás lavam pés, rosto, mãos. Enxugam-se e vão descalços até a mesquita. Debruçam-se diante das pilastras vazias uma série de vezes. Não existem santos nas paredes.
Cada ser humano, cada raça tem seu modo particular de reverenciar Deus. Mas Ele, que é onipotente e onisciente, que está dentro e fora dos templos, que está em cada um de nós e em tudo o que existe, deve olhar com amor e paciência estas formas tão diferentes de reverenciá-lo. No fim todos os caminhos buscam a mesma coisa, e, até a ausência de caminho é um caminho.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário