terça-feira, 3 de março de 2015

TERRA DO FOGO

Recebi do Professor Cid Veloso, renomado cardiologista e amante das viagens internacionais, um texto sobre a sua passagem pela Terra do Fogo, que publico abaixo:

“Navegamos até o Cape Horn (Cabo de Hornos), na Terra do Fogo, do lado chileno. A Terra do Fogo tem este nome porque os navegadores que chegaram ao território visualizavam muitas fogueiras feitas pelos nativos, para combater o frio e para finalidade agrícola. O Cape Horn é o ponto mais meridional da América do Sul e fica situado na ponta da Ilha de Horn, junto com um pequeno grupo de ilhas desabitadas, tendo a ilha 8 km. de comprimento. É considerado o ponto de limite entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico; naturalmente, o limite não é visível, pois o mar é igual nos dois Oceanos, mas a convenção da mudança dos grandes Oceanos causa emoção, quando se visualiza a região. O Oceano Pacífico tem este nome, porque navegadores que primeiro passaram pelo local percebiam que ele era mais calmo do que o Oceano Atlântico. Realmente, a navegação na região provocou um balanço maior do navio. A navegação muitas vezes é tão turbulenta, que antigamente os marinheiros que conseguiam atravessá-la recebiam honrarias especiais.
O mar da região do Cape Horn, do Estreito de Magalhães (escrevem Magallanes – grafia espanhola ou Strait of Magellan – grafia inglesa) e do Canal de Beagle eram as rotas comerciais de navios que se dirigiam para a costa oeste dos Estados Unidos e países do Oceano Pacífico, deixando de constituir essa via de acesso após ter sido inaugurado o Canal do Panamá, em 1914.

Deixando o Cape Horn, o navio navegou em direção norte, entrando na Passagem de Richmond até o Canal de Beagle (nome que homenageou o navio que Charles Darwin viajou durante cinco anos na região, fazendo suas pesquisas sobre a evolução do homem). É impressionante como a presença de Darwin é marcante na região: há Ilha Darwin, Estreito Darwin, Cordilheira Darwin, Estância Darwin (Argentina), cidade de Darwin (Ilhas Falkland/Malvinas) e Monte Darwin. Esse Canal de Beagle é a fronteira entre o Chile e a Argentina na Terra do Fogo."

*Fotos de Cid Veloso

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA




Um comentário: