terça-feira, 28 de abril de 2015

A MUSA PARADISÍACA DE THOMAS NÖLLE

No último dia da exposição “Fotografia e Natureza”, recebemos a visita de um casal de artistas, Claudia Giannetti e Thomas Nölle.
Claudia é professora de arte e novas tecnologias em Barcelona e Évora, e ele, artista plástico, pesquisador, fotógrafo, com obras exibidas na Alemanha, Brasil e Espanha.
Thomas nos mostrou um livro de artista de sua autoria, com fotos recolhidas das janelas dos ônibus, trens e aviões.
A rapidez do foco permitiu a realização de fotos de grande beleza, onde a forma desaparece e resta somente cor e luz. Ali, a fotografia se aproxima de quadros abstratos e sentimos afinidade com os meus quadros informais.
Daquela visita, ficou a lembrança deste álbum de artista que mostrava a leveza e a sensibilidade do fotógrafo. O próprio movimento da câmera criou luzes, sombras e cores com a velocidade exigida pela viagem.
Mais tarde Thomas me presenteou com outro livro de sua autoria, denominado Musa x paradisíaca.
Estou com o livro nas mãos e posso apreciá-lo mais de perto.
O livro é uma viagem interna que descreve o nascer e o morrer. Vou percorrendo as páginas e sentindo a presença do fotógrafo, desta vez como observador da natureza.
Observar o desenrolar da natureza é também observar o ciclo de nossa própria vida.
Neste segundo livro, Thomas fotografou o ciclo de nascimento de uma das árvores mais populares do Brasil – a bananeira.
O artista Thomas Nölle, fotografando o livro Musa x paradisíaca nos mostra como a atenção na natureza pode nos conduzir a percepções sobre o sentido da vida.
“As fotografias de Nölle põem em evidência, de forma generosa como poucos sabem fazer através de imagens – que cada etapa do processo vital dos seres para perpetuar a espécie se faz acompanhada de uma determinada estética: orgânica e sensual, algumas vezes, insólita e fantasmagórica, outras vezes”. (Citado por CN na introdução do livro do artista)
Existe beleza na primeira folha que se impõe solene como uma escultura verde e no desenrolar de outras que crescem, obedecendo a uma certa ordem. Há simetria nas primeiras flores que surgem nesse processo de renascimento.
Este pequeno livro nos mostra, através de imagens, as diversas etapas do processo vital de uma simples bananeira e nos conduz à beleza de cada fase de seu crescimento.
Thomas vêm sempre ao Brasil e já percorreu vários países da América do Sul e de modo especial a Amazônia, onde teve contato com os nossos índios e a nossa natureza exuberante.
Musa x paradisíaca é um livro de imagens que aos poucos vão se desdobrando como as folhas de bananeira que se abrem para o sol.

*Fotos de Thomas Nölle

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário