segunda-feira, 27 de julho de 2015

CONVERSA EM FRENTE AO FOGO

Na fazenda, enquanto o fogo crepita, com panelas cozinhando, vamos “conversando fiado” e aprendendo o que se passou outrora em terras de Minas. Vou escutando o que dizem as pessoas da região:
“Você sabe o que é “biblioburro”? É uma biblioteca no lombo do burro, cangalha cheia de livros, levando conhecimento para o povo do sertão. O carroceiro parava de cidade em cidade, de povoado em povoado, emprestando livros para crianças e velhos.”
“Meu avô dava consultas montado em lombo de burro. Dava consultas levando remédios para o povo de Ouro Preto. No meio da praça atendia pobres e ricos, o povo fazia fila para ser atendido.”
“Meu pai foi de Entre Rios até o Rio de carro de boi.”
“Um dos jovens da região, veio do Rio até Entre Rios à pé.”
“D. Pedro I veio até a região do Campo das Vertentes de carruagem, pela Estrada Real. Por aqui passou um rei, nos idos tempos do Império.”
“Você sabe como se chama o transporte comum no Rio de Janeiro, em pleno século XXI ? Burrinho sem rabo! É um transporte muito usado atualmente nos bairros da zona sul do Rio. Lá vai o homem à frente, puxando a carroça, que carrega tudo. Fazem pequenos transportes, objetos domésticos, embrulhos de todos os tamanhos. As lojas contratam os transportadores, pois é muito mais prático do que carregar certas coisas no moto boy.”
As mudanças no lombo de burros, eu vi da minha janela, desenhei no meu caderno, depois passei para a tela. Havia trouxas e móveis, cadeiras, mesas, fogões, panelas, tudo amarrado com cordas para não cair. Hoje existem ponto de parada de caminhoneiros, antigamente eram carroceiros. Naquela época, Entre Rios era o ponto de partida para vários caminhos, para o sul e para o norte e também para o nordeste. Tudo no lombo do burro ou da mula.
Esta conversa ao pé do fogo em Entre Rios, me lembrou a Índia de hoje, que preserva meios de transporte utilizando, não somente o lombo de burros e carros de boi, mas também elefantes, camelos e até seres humanos puxando outros em “riquixós”, que são bicicletas modificadas para carroças.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário