sexta-feira, 17 de julho de 2015

MERGULHO  NO  MAR  VERMELHO

Recebi de Ivana Andrés o texto abaixo sobre sua viagem à Jordânia, onde ela e o Luciano Luppi mergulharam no mar vermelho.

“Vinte anos depois estamos de novo no mesmo "jardim japonês” submerso. São montes de rocha cobertos de corais de formatos e cores diferentes entremeados de peixinhos pretos, transparentes, alaranjados, riscadinhos com corpo escuro e barbatanas vermelhas, escuros com pintinhas azul neon etc. Entre eles, águas vivas violetas desfilam com elegância seus corpos transparentes. Muitas se aproximaram curiosas, passaram por nós, e nos tocaram. Resolvi tocar em uma delas afim de tirar a limpo o que tanta gente fala sobre queimaduras das águas vivas. Toquei de leve com as costas da mão o corpo gelatinoso de uma delas. Ela reagiu e se curvou, depois continuou seu caminho. Senti um leve ardor e nenhuma queimadura.

No mergulho de hoje 2 momentos ficaram na memória.
No primeiro as cores e formas se destacaram: em torno ao cume de uma dessas pedras floridas de corais, peixes alaranjados se misturavam a outros transparentes e pretos formando um mosaico vivo e dançante em meio a águas vivas que surgiam do nada, da própria água azul turquesa. Ficamos ali vendo aquele aquário enorme se mexer e adquirir faces e equilíbrios, cores e formas, o fundo brincando de se transformar em figura, a figura se dissolvendo no fundo.

O segundo momento foi completamente diferente. Nos aproximamos de um barco pequeno ancorado num deque sobre pilastras. Debaixo do barco uma grande massa escura parada começou a se movimentar com a nossa chegada. Eram milhares de pequenos peixes finos e transparentes, um cardume monumental como nunca antes tínhamos visto. Súbito uma parte inteira se movia numa direção diferente, passava por baixo de outros, mergulhavam dentro daquela montanha de peixes iguais, cruzavam com outros, sempre com um líder que comandava sua equipe, seu grupo ou clã de peixes. O resultado era uma dança para dentro e para fora com cintilações prateadas em olhos e corpos translúcidos. Em nenhum momento se dispersaram. Na volta passando por ali não havia nenhum deles. Imaginamos o cardume e seu corpo enorme se deslocando no mar...

Quando paramos uns segundos perto da praia para desalagar ou desembaçar nossas máscaras vimos cardumes de peixes como esses voando sobre as águas. São rápidos e cruzam mais de um metro fora da água.

Neste jardim japonês existem corais semelhantes aos de Abrolhos inclusive os “corais cérebro” considerados endêmicos em Abrolhos. Talvez cresçam aqui e lá devido à água quentinha que chega a 27 graus.

Um tanque de guerra está dentro do mar!! Só mesmo neste oriente médio há algo assim: o naufrágio de um tanque. Está lá há 14 anos e foi “naufragado de propósito”. A poucos metros da costa com seus canhões apontados para a praia, escotilhas abertas e tampa destruída, este naufrágio mostra ao mergulhador a cabine interna com local para acomodar o soldado e outras divisões. Pensava que iria me incomodar e até considerar uma espécie de sacrilégio a visão deste naufrágio. Porém o mar tudo acolhe e enfeita com seus corais coloridos. Em vários pontos deste tanque submerso, haviam "flores violetas ou brancas” e em torno delas peixinhos coloridos. Toda a forma do tanque de guerra era contornada com um debrum branco que o tornava quase leve, quase um tanque fantasma.
Próximo ao local do tanque o "jardim japonês” se estendia em canteiros maiores, montes maiores de pedras totalmente cobertas com uma variedade enorme de corais, alguns parecendo cérebros, outros arbustos, labirintos por onde saíam e entravam peixes com a maior desenvoltura. De repente uma moréia azulada serpenteou e entrou numa toca. Depois foi a vez de um grande "peixe cofre” branco com pintas pretas nadar lenta e majestosamente no fundo tentando se confundir com o chão. Rápido e arisco passou um "peixe cachimbo” com seu corpo esverdeado e seu bico enorme. Saímos saciados.” (Ivana Andrés, trecho do diário de viagem à Turquia e Jordânia, maio de 2015)

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.






Nenhum comentário:

Postar um comentário