terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PERU - CUSCO

A cordilheira dos Andes, assim como os Himalaias, é considerada montanha sagrada pelos antigos habitantes da Terra. Buscando uma comparação entre os Andes e os Himalaias, entre o Ocidente e o Oriente, interessei-me em conhecer o Peru, onde está localizado Machu Picchu. Estive no Peru em 1983, ocasião em que estava escrevendo o livro “Oriente-Ocidente, integração de Culturas.” Das anotações feitas no local realizei várias ilustrações para os textos que transcrevo abaixo:

“Existe um elo que une povos percorrendo gerações e se fazendo manifestar no tempo e no espaço. Estamos em Cusco, no alto dos Andes. As montanhas recortadas e sujeitas a movimentos sísmicos nos trazem lembranças do passado. A história é povoada de lutas e conquistas, sempre o mais forte sufocando o mais fraco. O domínio dos Incas se estendeu pela orla costeira de Norte a Sul, num espaço de terra que dava abertura para os quatro pontos cardeais.

Parte da Amazônia pertence ao Peru e até hoje, nas festas populares, os índios dançam com máscaras e cocares coloridos. A ligação da Amazônia com o Peru vem de longa data, alguns historiadores  afirmam que os povos vieram das selvas para as regiões mais altas, outros acreditam que a Amazônia já foi o Paraíso terrestre.
Se quisermos esboçar um estudo comparativo entre as cidades mineiras e Cusco, podemos ver no primeiro instante a  semelhança topográfica, devido à localização no alto das montanhas.

Cusco está situada aos pés de uma montanha, como as cidades históricas de Minas Gerais. Em Minas, as cidades acompanharam a busca de riquezas, o garimpo abrindo novos caminhos pela terra virgem. Em Cusco, os conquistadores encontraram uma civilização já organizada, com palácios, fortalezas e templos, uma cidade em forma de pantera, estruturada na pedra.  As construções tipicamente espanholas ergueram-se sobre as ruínas dos templos e palácios, proporcionando uma fusão de culturas desde os primeiros tempos da colonização.

Estamos em Cusco justamente no dia em que o papa João Paulo II  está em visita ao Peru.
Com a chegada do Papa, estamos vendo danças folclóricas nas ruas, gente dos arredores, a cidade e o campo reunidos – parece um carnaval. Mascarados dançando na praça das armas e a multidão reunida. Mulheres pequenas, vestindo mil saias umas sobre as outras, chapéu de homem e sapatos também masculinos.
Uma mistura de Rajastão na Índia, com Nepal e Tibet, um frio nepalense,  3.500 metros acima do nível do mar.
Tenho andado devagar, para não cansar. Amanhã iremos a Machu Picchu, hoje à tarde um tour pelos arredores”. (Textos extraídos de anotações de viagem, 1983)

*Ilustrações de Maria Helena Andrés

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário