segunda-feira, 25 de abril de 2016

PIERRE WEIL E O RETIRO DAS PEDRAS

  “Era uma vez um cidadão de Estrasburgo que, cansado das guerras entre Alemanha e França, resolveu migrar para o Brasil. Foi em meados do século XIX. Passou por lá uma banda de música brasileira, ele ficou fascinado e resolveu emigrar. A história de meu bisavô, Luiz Andrés, tem alguma semelhança com a de Pierre Weil.” (trecho de depoimento de Maurício Andrés sobre Pierre Weil)

Pierre também nasceu na mesma cidade situada na Alsácia e emigrou para o Brasil motivado pela II Grande Guerra.

Numa fria manhã de outubro, domingo dedicado a São Francisco de Assis, foi celebrada uma missa na capela do Condomínio Retiro das Pedras, em homenagem à Pierre Weil, antigo morador e ex- presidente do Condomínio.
Nada melhor para apresenta-lo às pessoas que não tiveram a oportunidade de conhece-lo pessoalmente do que esta frase de São Francisco:”Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.”
A oração, de certo modo, retrata o que foi Pierre em seus últimos anos de vida.
“Onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver tristeza que eu leve a alegria”

Pierre residiu por muitos anos no Retiro das Pedras. Caminhava todos os dias vestido com sua característica túnica indiana e aqui, neste ambiente de beleza natural no alto das montanhas, ele teve a oportunidade de dar continuidade à sua missão de pensador e místico holístico. Aqui no Retiro a Universidade da Paz foi idealizada. Sua proposta, anteriormente destinada à uma comunidade espiritualista nas montanhas, extrapolou Minas Gerais para se expandir em Brasília, capital do país. Ali obteve do então governador José Aparecido de Oliveira o apoio necessário para a criação de uma Universidade Holística Internacional, buscando a integração de todas as tradições religiosas e o encontro entre Arte, Ciência, Religião, Filosofia, Psicologia e Ecologia.

Por ocasião da fundação da Universidade da Paz, Pierre reuniu professores de diversas áreas. Teríamos de prestar concurso incluindo prova escrita, apresentação de currículo e defesa de tese. Apresentei como tese o livro “Os Caminhos da Arte”, de conteúdo holístico. Pierre escreveu o prefácio desse livro, editado pela editora Vozes e recentemente reeditado pela editora COM/ARTE.

Em Brasília participei como professora de vários workshops holísticos.

Os workshops da UNIPAZ e o programa de Formação Holística de Base, com o apoio da Unesco, se estenderam por todo o Brasil e existem representantes deles em várias cidades da América Latina.

O objetivo principal é a quebra da separatividade e a consciência de que todos somos irmãos, vivemos no mesmo planeta e respiramos o mesmo ar.
Por suas idéias Pierre Weil foi admirado e respeitado internacionalmente.
A missão de Pierre nesta vida foi sempre uma missão de paz, procurando harmonizar os conflitos e aceitando as adversidades com uma coragem extraordinária.
Pierre terminou seus dias cego, e mesmo assim continuou administrando workshops pelo Brasil. Reunia grupos e os sensibilizava para a percepção de outros aspectos sensoriais – do toque das mãos, do despertar do ouvido, do perfume das frutas e flores.

Pierre será sempre lembrado por esses aspectos positivos de sua pessoa. Ele abandonou seu país em guerra para procurar no Brasil incessantemente os caminhos da paz.

Após a missa fomos até a Praça do Sol e ali plantamos uma árvore, em homenagem à Pierre Weil. Naquela ocasião falamos: "Aqui estamos para agradecê-lo pelos benefícios que transmitiu a todos nós."

*Fotos de Maria Helena Andrés

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA


Nenhum comentário:

Postar um comentário