segunda-feira, 18 de abril de 2016

VIAGEM AOS EUA IX - São Francisco e o Oriente

Transcrevo abaixo trecho do meu diário de viagem aos EUA em 1961:

Hoje os brasileiros devem estar no auge do carnaval. Aqui nem se fala nisso, mas é feriado nas escolas por ser aniversário de Lincoln. Marcaram-me um encontro com Mrs. Swanson, para correr a cidade. Mrs. Swanson pertence à categoria das senho­ras voluntárias que se oferecem para acompanhar convidados em "tours".Levou-me no seu carro. Acompanhou-nos um casal vindo da Argentina. Ao me ser apresentado ele fez questão de mostrar um cartãozinho com o seu nome e as credenciais "Deputado de la Nación”. Gente muito importante, pensei. Percorremos a cidade. Fomos a todos os re­cantos pitorescos, percorremos colinas, estacionamos em lugares altos para ver a vista. A paisagem é deslumbrante, lembra muito o Rio de Janeiro, tive saudades do Brasil quando vi os navios chegan­do. Saudades da minha terra e das belezas que também possuímos... Os navios não vêm da Europa, mas da Ásia. São navios japoneses, filipinos, chineses, indianos. Vêm de longe, trazendo coisas diferentes que serão misturadas à cultura ocidental para dessa mistura fazer uma civilização. Mrs. Swanson foi muito gentil. Mostrou-nos recantos maravilhosos, levou-nos a parques e jardins e fez-nos descer no jardim japonês para poder apreciá-lo de perto. Tudo ali é inspirado no Japão. As flores, os pequenos lagos, os quiosques e templos. No meio da vegetação, imagens de Buda e outros deuses, tudo disposto com carinho e arte. Havia muita gente visitando o parque, por ser feriado.

         São 9 horas da manhã e estou voltando da igreja de St. Mary, situada em China Town. Estou em jejum e procuro um lugar para tomar meu breakfast. Enquanto isso, vou olhando as vitrines. Paro em quase todas. O oriente me fascina. Como tudo é estranho, misterioso, os menores objetos têm um cunho de beleza e arte! Vou andando cada vez mais para dentro de China Town. As lojas estão fechadas por ser domingo. Mas posso ver as coisas através dos vidros. Penso nas meninas. Gostaria de tê-las agora comigo, para juntas corrermos as vitrines. Tem tanta coisa para se ver! Meu sapato faz um barulhinho esquisito na calçada, comprei-o há dias em San Francisco, parece que tem o salto de metal. Quando entrei na igreja, precisei andar nas pontas dos pés para não fazer barulho. Mas, aqui na rua chinesa, divirto-me em escutar o barulhinho que eles fazem na pedra: toc, toc, toc.


Relendo este texto, tomei consciência de que meu fascínio pelo Oriente foi estimulado por essa viagem à Califórnia. Em São Francisco existia uma enseada chamada Saucelito, onde morava Alan Watts, autor de vários livros espiritualistas e muito conhecido no Brasil. Lembro-me de um dos seus livros “A sabedoria da insegurança”, onde ele propõe uma simplicidade voluntária. Alan Watts morava num barco em Saucelito e tornou-se “o guru dos hippies”. Vários mestres da Índia criaram comunidades na Califórnia, entre eles Yogananda e Krishnamurti. 

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG "MINHA VIDA DE ARTISTA", CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário