segunda-feira, 4 de julho de 2016

PAINÉIS DE PORTINARI NA ONU

Na ONU, os dois grandes painéis de Portinari Guerra e Paz, mostram em sua monumentalidade, os contrastes humanos. De um lado, cores sombrias e formas dramáticas identificam a guerra e suas consequências: a tristeza e luto, a violência e a dor. Do lado oposto, o colorido dos amarelos e laranjas predomina na alegria das crianças e no otimismo do trabalho do homem. Entre a luz e a sombra, as cores frias e quentes, Portinari resumiu a vivência de nossa época.

Assisti Portinari pintar Guerra e Paz. Andaimes especiais foram colocados à sua disposição para que o artista pudesse realizar a sua obra. Os dois painéis monumentais, que valeriam para o mestre o prêmio Guggenheim foram concebidos no Brasil e realizados no Rio de Janeiro, num prédio inacabado de Botafogo.

Artistas e estudantes de arte para ali se dirigiam para ver Portinari pintar. A Segunda Guerra Mundial terminara alguns anos antes, mas suas consequências se irradiavam pelo planeta. Portinari interpretou a guerra como o apocalipse.

A paz concebida por Portinari nos remete à infância, crianças brincando, os campos férteis do Sul do Brasil.

Os painéis Guerra e Paz estiveram recentemente no Brasil e em Belo Horizonte foram expostos no Cine Brasil Vallourec. Acompanhando a mostra, toda a obra de Portinari podia ser vista em projeções organizadas pelo seu filho João Cândido Portinari. Na mesma mostra estavam expostos os trabalhos das bordadeiras Dumont, reproduzindo em bordados as pinturas do mestre.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA



Nenhum comentário:

Postar um comentário