segunda-feira, 3 de julho de 2017

CARTAS DA ÍNDIA I


Das minhas memórias, recolhi as cartas que foram enviadas a meus familiares.

“Mamãe, Marília, Paixão, Ivana, Euler, Artur, Isaura, Maria e todo o pessoal da casa,

Hoje resolvi visitar uma outra Yoga. Tomei um carrinho:olha em cima um indiano pedalando e eu olhando. Eram 6 horas da tarde. Resolvi sair com a fresca. O sol se pondo, lindo... Pensei que a Yoga fosse aqui mesmo, mas era noutra cidade vizinha, numa fazenda. Falei com o indiano para voltar mas ele não entendia inglês. Entreguei para Deus. 
Vi os campos de arroz lindíssimos, com gente trabalhando, tudo limpo, organizado. Campos verdes, coqueiros, choças de palha, lagoas, o cenário de uma beleza emocionante. Cheguei na tal fazenda às 6 e meia e o Yogue estava ocupado, mandou voltar amanhã... Enfim, valeu o passeio e a coragem de não ter medo.

Quando passamos pelo bairro operário de Pondichéry havia gente em quantidade, voltando do trabalho, cantando as ragas da tarde, outros cozinhando, tudo fora das casas, em frente à porta. Aqui usa-se trabalhar na rua. Levam tudo para o passeio: máquinas de costura, máquinas de escrever e, enquanto trabalham, apreciam a rua. 

As barraquinhas de mercado, iluminadas, vendem temperos, bananas, biscoitos, tudo variado. De repente virei para o ciclista: “Pára aí!”  Vi uns papagaios de papel iguais aos nossos do Brasil . Aqui tem outro nome, eu já me esqueci. Comprei um para o Joaquim Pedro soltar na praia amanhã. O menino está lindo com os banhos de mar. Ele e a Pá estão pretos. Eu vou mais cedo porque não aguento o sol depois de 9 e meia. Maurício foi hoje para Madras e segue depois para Calcutá. 

Estamos aqui por mais uns dias, porque ele precisa fazer pesquisa lá e não vai ser bom para o Joaquim deixar Pondichéry agora, porque está lindo de morrer, gordinho e queimado de sol, uma graça de garoto. Canta o dia inteiro com a voz grossa e por onde passa faz sucesso. 

Estou uma avó coruja... Vocês vão bem? Estamos completamente sem notícias, mas receberemos cartas em Calcutá.

Abraços,
Helena.” (Carta de 1978)

*Fotos de arquivo e da internet


VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Um comentário:

  1. Bons dias bem lembrados, nos idos de 1978, Joaquim com 2 anitos de vida, nós hospedados no Sri Aurobindo Ashram de Pondicherry, India, à beira mar. Bela praia, belo mar lavando a alma das saudades do Brasil.
    bj da Pá (Aparecida Andrés)

    ResponderExcluir