terça-feira, 1 de agosto de 2017

70 ANOS DE CASADA

Ontem comemorei
Meus 95 anos
Com filhos
Netos
Bisnetos
Irmãos
Cunhados
Noras
Genros.
Quanta gente!
Muita gente
Que veio de
Um casamento.
Hoje
Completo
Setenta anos
De casada.
O Luiz já foi embora
Não está aqui para ver
Os seus netos
Bisnetos
Que encheram
A casa
Cantaram
Em português
Inglês
Italiano.
Os meninos de hoje
Aprendem depressa.
Me lembro de papai
Dizendo:
“O inglês é a língua
Do futuro.”
E todos nós aprendemos
Inglês.
O Luiz também
Mandou todos para
Cultura Inglesa.
Estou fugindo do assunto
Com esta história de língua.
Volto agora para o dia
Do meu casamento
Lá na Igreja de Santana.
Eu vestida de noiva
De braço dado com papai
O caminho até o altar
Parecia enorme.
Luiz vestido de noivo
Estava lindo!
Gente me abraçando
E me seguindo
Até o Castelinho
Onde eu morava
Na avenida Afonso Pena.
Comes e bebes
Doces e salgados.
Virei foco de atenção
Estava doida para acabar a festa.
Parentes vieram do Rio
Numa grande cadillac
Ocuparam nossa casa
Trouxeram filhos e babás.
Eu já arrumara a mala
Para a lua de mel
Quando vi o Luiz
Carregando uma mala pesadíssima.
“O que é que você está levando
Nesta mala tão pesada?”
Perguntei admirada.
São livros de medicina
Para estudar...
“É assim?”
Não tive dúvidas.
Já que você vai estudar
Espere um pouco
Vou buscar outra maleta
Com tintas
E pincéis.
Assim começou nossa vida
De casados
Desde a  lua de mel
Luiz estudando
E eu pintando
Ou desenhando.
Fomos passar um mês
No Rio de Janeiro.
Ali o Luiz participou
De um concurso
No IPASE.
Acabou perdendo...
Eu desenhei sem parar
Levava cadernos para
O Largo do Boticário
E ali desenhava.
Completei 2 cadernos
E pintei um quadro
Que mais tarde presenteei
Minha tia Lilita
Que me cedeu
O apartamento
Para passar a lua de mel.
Hoje este quadro está sumido
Gostaria de revê-lo.
Mas tenho a foto.
O quadro ganhou
Premio de menção honrosa
No Salão do Rio.
Com a morte da tia
Passou para suas netas
Que o transformaram
Em moeda...
Ele foi visto num antiquário
E nunca mais tive notícias.
Quem sabe eu coloco na internet?
A internet é um meio
De comunicação
Que aproxima povos
Culturas
Atravessa o tempo
No Eterno Agora.
Enfim a minha história
Já foi dita
Em 31 de julho de 1947
Eu me casei com o Luiz
Ele me ajudou
A crescer na arte.
Agora, cercada de filhos, netos e bisnetos
Estou soprando um bolo de velas.
Minha bisneta do Rio
Soprou as chamas da lareira
Como se fosse um imenso bolo.
Assim é a vida
Todos juntos, felizes, alegres
Criativos
Cada um na sua.

*Fotos de Maurício Andrés e de arquivo

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA



Um comentário:

  1. Que bom ler suas histórias, em linguagem coloquial e nos contando episódios de suas vidas - sim,porque são várias, vividas ao mesmo tempo, não? - riquíssimas em acontecimentos... um beijo da Pá

    ResponderExcluir