terça-feira, 19 de setembro de 2017

CARTA DE MARIA HELENA PARA SUA MÃE NAIR

Bangalore 14 de julho de 1977

Querida Mamãe,

Vai este retrato do Maurício que é seu afilhado além de neto – para matar saudades.
Muito boa a atuação dele aqui, com aquela paz e cordialidade, sem esquentar cabeça, trazendo luz para tanta coisa, muito importante realmente!

Estou empenhada agora no trabalho Arte e Educação, e cheguei à conclusão de que ele era mais importante do que o painel do Instituto Raman. Vou desistir dele.

Se o governo da Índia e o governo do Brasil estão interessados na pesquisa, é melhor trabalhar para os dois países. Aliás, é interessante correr escolas, ver de perto o modo como lidam com as crianças, a forma de educar o povo. Em Bangalore, o Museu de Ciência tem dois ônibus enormes, levando instruções científicas para o povo do interior, que não pode vir às cidades. De aldeia em aldeia, ensinando através de pequenos cenários tipo “presépio do pipiripau”, mostrando a evolução da ciência desde a idade da pedra até a era dos foguetes – confesso que fiz um verdadeiro curso aqui nesses museus, e tudo sem esforço, sem nota, aprendendo com a liberdade, como diz o diretor do museu.

Tenho viajado sempre para Madras, onde está a Eliana. Pensamos muito em você, mamãe, iria adorar o lugar. É situada dentro de um parque enorme, comida ótima, muita gente nova e gente idosa andando de bicicleta.
Quem não sabe andar, anda de “riquixó”, uma espécie de charrete, tendo à frente bicicleta.

Quem sabe você poderia vir com os aluguéis, etc?

Agora tudo está mais fácil, do momento em que se compreende as semelhanças do mundo. Há tanta gente boa aqui...

Um abração grande pelo dia 10

Da filha,
Helena


 *Fotos de arquivo e da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG "MINHA VIDA DE ARTISTA", CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário