segunda-feira, 9 de abril de 2018


 FAMÍLIA DE ARTISTAS


Morávamos numa casa com um quintal muito grande. As crianças podiam se divertir sem precisar de ir para a rua. Luiz preferia que elas brincassem no fundo do quintal enquanto eu, da janela do meu atelier acompanhava o movimento lá fora, crianças, galos, galinhas, cachorros.

Havia um muro enorme de 60 metros.

Eu preparava tintas nos baldes para eles grafitarem as paredes. Era um dia de festa quando pintavam – murais cheios de sugestões infantis. 
Nos papéis coloridos desenhavam o que sentiam daquelas experiências, os passeios no parque Municipal de BH, que era também um pequeno zoológico, as viagens ao Rio para criar castelos na areia e a vida rural de uma fazenda mineira. 

Esse contato com a natureza lhes permitia expandir o seu mundo e colocá-lo no papel, nas telas e nos muros. Viajávamos de trem para a fazenda, crianças de todas as idades, alguns de colo exigindo mamadeiras. Parávamos em Jeceaba e ali tomávamos a perua do Chico Marzano e íamos até Entre Rios afrontando a poeira das estradas.

A casa de meus sogros abrigava todos, filhos e netos.

A fazenda ficava situada num lugar muito bonito, com o rio Brumado passando na várzea. Fazenda antiga, construção colonial. Éramos esperados com muita alegria. Ali as crianças se esbaldavam, andavam a cavalo, nadavam num riacho próximo, tinham mais espaço para as brincadeiras.

A família cresceu e tomou o caminho da arte.

Marília se tornou historiadora, fazendo palestras sobre Arte e História pelo mundo afora, com vários livros publicados. Atualmente é presidente do IMHA (Instituto Maria Helena Andrés).

Maurício se desenvolveu no cinema, tendo feito o roteiro do documentário recente sobre a minha trajetória. Tornou-se um ecologista reconhecido internacionalmente.

Ivana é artista plástica e estendeu seu campo criativo para o Teatro. Participa do grupo Voz e Poesia e como atriz interpretou Camille Claudel. É responsável pelas postagens de meus 2 blogs.

Eliana é professora de Yoga, tendo estudado na Índia. Desenvolveu trabalhos unindo Arte, Yoga e Ecologia. É responsável pela catalogação da minha obra.

Euler, fotógrafo e veterinário, cultiva hortas orgânicas em sua fazenda. Desenvolveu inúmeras ações culturais na cidade de Entre Rios de Minas durante sua gestão à frente do IMHA.

Artur, manifestou desde cedo a sua vocação para a música, e como flautista se apresentou inúmeras vezes nos palcos do mundo. Seu filho, Alexandre, é reconhecido internacionalmente como músico e compositor.

*Fotos de arquivo

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MINHA VIDA DE ARTISTA”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA




Nenhum comentário:

Postar um comentário